Sequencia Didática
Sequência Didática - Pontuação nos discursos
Objetivo(s)
·
Analisar o modo de introdução do
discurso do personagem na fala do narrador: discurso direto e indireto.
·
Constituir um repertório de marcas
gráficas.
·
Reconhecer as diferenças de efeitos
de sentido no uso dos discursos direto e indireto.
·
Conteúdo(s)
Pontuação
nos discursos direto e indireto.
Ano(s)
3º
4º
5º
Tempo
estimado
5 aulas
Material
necessário
Cópias de
cinco textos de um mesmo gênero (contos, crônicas, lendas ou fábulas) que
utilizem de maneiras variadas o discurso direto (com aspas, travessão,
dois-pontos, parágrafo) e o indireto (com recursos diversos para contar o que
diz o personagem).
Desenvolvimento
1ª
etapa
Forme duplas
e distribua dois textos. Eles devem mostrar maneiras diferentes de apresentar a
fala dos personagens (pelo discurso direto e pelo indireto). Discuta as obras
dos autores, seu estilo e as características do gênero. Dê alguns minutos para
que todos leiam individualmente o material. Em seguida, diga que notem como
cada autor organizou o discurso e produziu efeitos utilizando a pontuação para
construir o sentido.
2ª
etapa
Peça que
observem qual diferença há entre os textos em relação aos discursos direto e
indireto. Em qual das maneiras as reações do falante são retratadas com mais
fidelidade? Qual jeito de contar a história deixa o leitor mais distante das
reações?
3ª
etapa
Retome os
dois textos e peça que os estudantes identifiquem as marcas de 1ª pessoa e de
3ª pessoa, relacionando-as com seus efeitos de sentido. Diga que os alunos
destaquem com lápis coloridos as formas de representar as falas dos
personagens. A intenção é que percebam a presença no discurso direto de verbos
em 1ª pessoa (quando o autor reproduz literalmente a fala do personagem) e que
no discurso indireto os verbos estão em 3ª pessoa (e o narrador conta o que o
personagem falou).
4ª
etapa
Levante a
discussão sobre as diferentes possibilidades de marcar no texto o discurso
direto: dois-pontos, aspas, parágrafo e travessão. Apresente mais dois textos
para que possam observar como outros autores os utilizaram.
5ª
etapa
Apresente
ainda um novo texto que mostre diferentes maneiras de o travessão indicar o
discurso do personagem: no início da frase (por exemplo, em - Oi, tudo bem?), no meio dela ("[...]
- ele perguntou, e continuou - [...]) ou no fim
([...] - Samuel falou). Peça que façam a mesma análise com os outro sinais. Organize com o
grupo o registro do conhecimento construído por meio da observação, discussão e
análise dos textos estudados.
Avaliação
É hora de os
alunos aplicarem o que foi aprendido no estudo dessa sequência. Organize
atividades individuais de análise de pontuação de textos e depois discuta
coletivamente, fazendo intervenções específicas. Observe também se usam esses
recursos de pontuação nas próximas produções de texto.
Comentários
Postar um comentário